Notas Técnicas

As notas técnicas da Beta Telecom ( BTNT) são escritas por profissionais com larga experiência nas suas respectivas áreas de atuação, e tem a finalidade de compor uma base de consulta em telecomunicações. Dessa forma, acreditamos estar contribuindo para a formação técnica brasileira na área de altas frequências. Contudo, a Beta Telecom não se responsabiliza pelo uso das informações contidas nessas notas técnicas.

BTNT 001/95 – Espalhamento espectral:  Esta nota de aplicação foi, originalmente, publicada na revista Engenharia de Televisão em 4 partes, começando no volume março/abril 2001. Ela trata dos princípios da  técnica de espalhamento espectral, que começava a aparecer no mercado Brasileiro.  Os dados  de análise e projeto apresentados nessa nota de aplicação são resultado da experiência que permitiu que a Beta Telecom instalasse o primeiro sistema de transmissão de longa distância com espalhamento espectral do Brasil, numa época em que nem mesmo existiam normas brasileiras para essa tecnologia. A nota técnica mostra, além de um resumo de funcionamento do sistema, a descrição de ambiente eletromagnético com comportamento Rayleight, e discute problemas de enlaces sobre a água.

BTNT 01/20  – Números complexos: Os números complexos são largamente utilizados na análise de circuitos e sistemas em altas frequências. Sendo assim, uma revisão  dos conceitos e propriedades dessa classe de números   é feita nessa nota de aplicação , que  trata da origem dos números complexos e apresenta também um resumo da classificação geral dos números inteiros e reais. O texto cita episódios na  história dos números , descreve o que são dízimas, fala da sequência de Fibonacci e do número ouro, apresenta a famosa equação de Euler, e mostra operações com números complexos. Finaliza com aplicação dos de exemplos de operações com números complexos, e aplicações em cálculos com fasores.

BTNT 02/20 – Linhas de transmissão – Parte 1: O domínio da energia elétrica é, sem dúvida, uma das mais brilhantes conquistas da tecnologia moderna. A necessidade de criar meios práticos de transmitir essa energia para vários pontos determinou o nascimento de uma especialidade de estudo, que ficou conhecida como Engenharia de Linhas de Transmissão. Esta nota técnica trata da aplicação das linhas de transmissão em altas frequências e define os principais parâmetros de análise, como a impedância característica das linhas, coeficiente de reflexão, perda de retorno, perda de inserção e coeficiente de onda estacionária. O estudo de linhas de transmissão é condição imprescindível para todos os profissionais da área de altas frequências, micro-ondas e antenas.

BTNT  03/20Fórmula de Friis aplicada a enlaces no espaço livre: Esta nota de aplicação descreve a fórmula de Friis, que permite calcular a potência recebida em um enlace no espaço livre de obstáculos. Mostra também o significado do termo  EIRP (potência efetiva radiada em relação à antena isotrópica), e  define o parâmetro de mérito das estações de recepção, dado por G/T. Publicada na  revista Engenharia de TV abril/95…

BTNT 04/20 – Descrição do decibel: A utilização do decibel ( dB) em telecomunicações é largamente aplicada em cálculos numéricos e projetos.  O uso de dB tem a vantagem de transformar números muito grandes e números muito pequenos em valores mais adequados à manipulação diária pelos profissionais de telecomunicações. Nesta nota técnica  é apresentado um resumo da teoria de logaritmos e suas principais propriedades e  a história resumida do aparecimento do dB, bem como suas definições mais utilizadas ( dBm, dBc, dBi, dBd, dBmV, dBuV).