Notas Técnicas em altas frequências

As notas técnicas da Beta Telecom (BTNT) são escritas por profissionais com larga experiência nas suas respectivas áreas de atuação, e tem a finalidade de compor uma base de consulta em telecomunicações. Dessa forma, acreditamos estar contribuindo para a formação técnica brasileira na área de altas frequências. Contudo, a Beta Telecom não se responsabiliza pelo uso das informações contidas nessas notas técnicas.

BTNT 001/91 – Efeitos biológicos da radiação de micro-ondas: Este artigo, “Os efeitos biológicos da radiação”, foi publicado na Revista IPESI-Eletro-eletrônica, julho/agosto 1991, pags. 56 a 72. Embora tenha mais de 30 anos, muitos dos conceitos e preocupações lá indicados ainda são atuais. O artigo possui uma lista com dezenas de artigos internacionais. Para atualizações sobre o assunto, recomendamos a leitura da nota técnica BTNT28 da Beta Telecom, datada de 21-11-2020.

BTNT 001/95 – Espalhamento espectral: Esta nota de aplicação foi, originalmente, publicada na revista Engenharia de Televisão em 4 partes, começando no volume março/abril 2001. Ela trata dos princípios da  técnica de espalhamento espectral, que começava a aparecer no mercado Brasileiro.  Os dados  de análise e projeto apresentados nessa nota de aplicação são resultado da experiência que permitiu que a Beta Telecom instalasse o primeiro sistema de transmissão de longa distância com espalhamento espectral do Brasil, numa época em que nem mesmo existiam normas brasileiras para essa tecnologia. A nota técnica mostra, além de um resumo de funcionamento do sistema, a descrição de ambiente eletromagnético com comportamento Rayleight, e discute problemas de enlaces sobre a água.

BTNT 01/20 – Números complexos: Os números complexos são largamente utilizados na análise de circuitos e sistemas em altas frequências. Sendo assim, uma revisão  dos conceitos e propriedades dessa classe de números é feita nessa nota de aplicação, que trata da origem dos números complexos e apresenta também um resumo da classificação geral dos números inteiros e reais. O texto cita episódios na história dos números, descreve o que são dízimas, fala da sequência de Fibonacci e do número ouro, apresenta a famosa equação de Euler, e mostra operações com números complexos. Finaliza com aplicação dos de exemplos de operações com números complexos, e aplicações em cálculos com fasores.

BTNT 02/20 – Linhas de transmissão – Parte 1: O domínio da energia elétrica é, sem dúvida, uma das mais brilhantes conquistas da tecnologia moderna. A necessidade de criar meios práticos de transmitir essa energia para vários pontos determinou o nascimento de uma especialidade de estudo, que ficou conhecida como Engenharia de Linhas de Transmissão. Esta nota técnica trata da aplicação das linhas de transmissão em altas frequências e define os principais parâmetros de análise, como a impedância característica das linhas, coeficiente de reflexão, perda de retorno, perda de inserção e coeficiente de onda estacionária. O estudo de linhas de transmissão é condição imprescindível para todos os profissionais da área de altas frequências, micro-ondas e antenas.

BTNT  03/20Fórmula de Friis aplicada a enlaces no espaço livre: Esta nota de aplicação descreve a fórmula de Friis, que permite calcular a potência recebida em um enlace no espaço livre de obstáculos. Mostra também o significado do termo  EIRP (potência efetiva radiada em relação à antena isotrópica), e  define o parâmetro de mérito das estações de recepção, dado por G/T. Publicada na  revista Engenharia de TV abril/95…

BTNT 04/20 – Descrição do decibel: A utilização do decibel (dB) em telecomunicações é largamente aplicada em cálculos numéricos e projetos.  O uso de dB tem a vantagem de transformar números muito grandes e números muito pequenos em valores mais adequados à manipulação diária pelos profissionais de telecomunicações. Nesta nota técnica é apresentado um resumo da teoria de logaritmos e suas principais propriedades e  a história resumida do aparecimento do dB, bem como suas definições mais utilizadas (dBm, dBc, dBi, dBd, dBmV, dBuV).

BTNT 07/20 – O que são parâmetros S (Parte 1): Esta nota técnica descreve o que são os parâmetros S em pequenos sinais, e mostra como eles representam com confiabilidade a caracterização de quadripolos em altas frequências. O conceito de parâmetros S é indispensável nas análises de circuitos de micro-ondas.

BTNT 17/20 – Medidas de diagramas de antenas em campo próximo: A medida de diagramas de antenas é uma ação importante para o conhecimento do seu funcionamento e atendimento às especificações. Nesta nota técnica descreve-se o sistema de campo próximo para testes de antenas, desenvolvido pela Beta Telecom, e suas vantagens em relação aos tradicionais campos de testes com grandes distâncias. Um resumo da teoria e resultados práticos são também mostrados.

BTNT 18/20 – Ponto de compressão e Ponto de interceptação de 3a ordem (IP3): A avaliação de amplificadores de potência necessita de parâmetros para comparação de sua potência disponível e as distorções resultantes. Nesta nota técnica é descrito como avaliar as intermodulações de 3a ordem, e calcular o Ponto de Interceptação de 3a ordem, que permite comparar diretamente amplificadores de potência.

BTNT 57/21 – Considerações sobre pontos de compressão de TWTAs e SSPAs (GaAs): Esta nota técnica faz uma pequena revisão do conceito de ponto de compressão e explica porque este parâmetro é mais importante em SSPAs do que em TWTAs.

BTNT 63/22 – O sistema telecom das Voyagers 1 e 2: Há mais de 40 anos, em 1977, a NASA lançou duas sondas ao espaço: as Voyagers 1 e 2, que funcionam até hoje, a mais de 20 bilhões de km da Terra, navegando em espaço interestelar.
O principal objetivo desta nota técnica é descrever o sistema de telecomunicações das naves Voyagers, dando ênfase aos equipamentos utilizados, tipo de modulação e comprovação de fórmulas de avaliação que são utilizadas no dia a dia de um projetista de sistemas em altas frequências.

BTNT72/22 – Efeitos de Chuva em banda C e banda Ku: Com a recente migração dos sistemas de banda C para banda Ku, os usuários de banda C que já tiverem feito a migração passarão a notar que sua recepção de sinais de satélite em banda Ku poderá cair sob chuvas fortes. Isso é consequência da mudança de frequência de recepção da faixa em torno de 4 GHz (banda C), para a faixa em torno de 11 GHz (banda Ku). Usuários antigos de banda Ku já conhecem, e estão familiarizados com esse inconveniente. Esta nota técnica mostra alguns parâmetros comparativos.

BTNT79/24 – Influência do ganho das antenas, e outros fatores, nos enlaces de satélites em banda Ku: Esta nota técnica apresenta uma avaliação resumida da influência dos ganhos das antenas de recepção, e de outros fatores tais como interferências e chuvas, nos enlaces de satélites em banda Ku.