Galeria

A Beta Telecom, nos seus  25 anos de existência, participou de várias fases de desenvolvimento das telecomunicações no Brasil. A nossa página de galeria é um registro fotográfico, e de vídeo, das principais atividades nesse período salientando o espírito de pioneirismo e dedicação que sempre nos guiou.


A Beta Telecom foi a empresa pioneira no Brasil na implantação de sistemas de comunicação de dados por espalhamento espectral em longas distâncias.

Figura 1 – Primeira instalação de sistemas de espalhamento espectral do Brasil – São Jose dos Campos – 1995.

O sistema da foto interligava redes de computadores nas cidades de São José dos Campos, Jacareí e Caçapava na faixa de frequências centrada em 2483 MHz, com modulação por espalhamento espectral e com taxas de transmissão de 1,5 Mbps. As três antenas parabólicas mostradas na foto foram, também, desenvolvidas pela Beta Telecom.







Como resultado dessa experiência a Beta Telecom assessorou e forneceu projeto de enlaces e suporte técnico para a primeira empresa que utilizou a tecnologia de espalhamento espectral para fornecer internet sem fio a milhares de usuários em São Jose dos Campos, Campinas e São Paulo. Uma empresa parceira produziu as antenas parabólicas desenvolvidas pela Beta Telecom e milhares delas foram instaladas em telhados de casas e prédios para os usuários da internet sem fio.


Figura 2 – Automatização de medidas de LNBs em linhas de produção – 1995.

 




O desenvolvimento do sistema de medidas de LNBs em banda C, mostrado na Figura 2, foi contratado da Beta Telecom por uma empesa situada no extremo sul do Brasil, e que produzia centenas de unidades por dia.







Figura 3 – Montagem radiada para testes de LNBFs – 1996.

 

A Beta Telecom é a empresa pioneira no Brasil responsável pelos testes de LNBFs, antenas e outros dispositivos utilizados pelos sistemas DTH e semelhantes. Há mais de 20 anos a Beta Telecom tem desenvolvido métodos de medidas aplicados LNBFs e antenas, que não existiam no passado no mercado. Esses métodos envolvem a criação setups e configurações de medidas completamente novos, bem como a organização, e encadeamento de procedimentos exclusivamente aplicados para sistemas de satélites.

A popularização da banda Ku para comunicações via satélite (DTH) e a integração dos alimentadores de antenas com os LNBFs levaram a Beta Telecom a desenvolver sistemas específicos de medidas, inéditos nos mercados nacional e internacional. A Beta Telecom é detentora da propriedade intelectual de tais montagens de medidas e autoriza, sob contrato, o uso por outras empresas.


Figura 4 – Testes nos transponders CBERS – 2002.

 

A especialização da equipe da Beta Telecom levou a empresa a prestar serviços na área espacial para o Instituto de Pesquisas Espaciais dentro do programa CBERS (China Brasil Earth Resources Satellites). Nas gerações operacionais  de satélites CBERS que entraram em órbitas  existem transponders de Banda S alinhados e homologados pela Beta Telecom. Em consequência desses trabalhos a Beta Telecom desenvolveu os receptores dos transponders da nova geração CBERS 3&4 e seus bancos de testes automatizados.




Figura 5 – Novo banco de testes do CBERS desenvolvido pela Beta Telecom.

 


Em 2014 a Beta Telecom desenvolveu um software especial para analisar a Resolução 572 da Anatel, que tratava da homologação de antenas de transmissão para satélites. O programa permitia a análise prévia dos diagramas das antenas, antes que o processo de homolgação começasse. Isso resultava em facilidade para os fabricantes, e evitava surpresas durante a homolgação em laboratório. Centenas de modelos de antenas de fornecedores brasileiros e internacionais foram analisados pela Beta Telecom, resultando em grande economia para os fabricantes no processo de homologação.

Figura 6 – Tela principal do programa de análise da Resolução Anatel 572 desenvolvido em 2014.

No  ano de 2016 a Beta Telecom desenvolveu e montou o primeiro sistema de medidas de antenas em campo próximo planar  para uso comercial no Brasil. Desde essa época já foram ensaiadas dezenas de antenas para o mercado brasileiro nas bandas C e Ku.

Figura 7 – Sistema planar em campo próximo para traçado de diagramas de antenas (2016).

Em 2017 a Beta Telecom desenvolveu no Brasil o primeiro equipamento linearizador para amplificadores de potência de transmissão de satélites em banda C.

Figura 8- Linearizador banda C ( 2017).

 

Figura 9 – Curso in company de Testes em LNBFs na Vivensis ,Curitiba, Paraná     ( Jan 2020).